Fundo ACVBP - Administração do Concelho de Vila do Bispo

Nome do produtor

(1836 - 1960)

História administrativa

A Administração do Concelho surge pelo Decreto n º 23, de 16 de Maio de 1832, na sequência da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira. A administração concelhia estava entregue a um Provedor que era nomeado pelo Rei. Pelo Decreto de 18 de Julho de 1835 surge a figura do Administrador do Concelho. Este era escolhido pelo Governo, sob lista proposta pelas Câmaras e servia por períodos de dois anos, podendo ser reeleito. As suas competências eram executivas e cumpria-lhes pôr em prática as ordens emanadas do governador civil de quem dependia directamente. «

Entidade detentora

História do arquivo

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo situa-se no Largo de São Vicente e nas proximidades de um dos monumentos da Vila: o Monumento ao Homem do Mar. Ao lado Norte, encontram-se os Lavadouros Municipais.
O edifício tem um historial relativamente recente, tendo sido um antigo Armazém Municipal e, posteriormente, servido de área de serviço dos leitores/cobradores de águas da Câmara Municipal. Em 2003 começou a campanha de obras (terminada em 2006) que o transformou no moderno equipamento institucional e cultural que hoje conhecemos.
O Arquivo Municipal dispõe de uma entrada para o público e área de recepção, voltadas a Nascente; áreas de serviço para pessoal; instalações sanitárias para senhoras, homens e deficientes e uma zona de Depósito de Documentação com a capacidade de 102,00 m2. Do seu acervo destaca-se o Arquivo Histórico, onde se destaca a existência de documentos diversos, tais como: Actas de Vereação, Legislação, Licenças, Testamentos, Correspondência, Contabilidade, etc. No presente momento, a documentação histórica que é possível consultar contempla apenas os Séculos XIX e XX.
De todos os espaços que compõem o Arquivo Municipal, aquele que é, sem dúvida, um dos mais importantes é a Sala de Leitura, com 45,20 m2, e onde o utente pode encontrar bibliografia de referência, para apoio a pesquisas, computadores com informações úteis sobre o acervo documental, o arquivo e a história local, bem como algumas peças de interesse, como um antigo cofre metálico (da Direcção de Finanças de Faro) – que se encontrava no Salão Nobre do edifício da Câmara Municipal -, alguns retratos de personalidades ligadas à História do Concelho de Vila do Bispo – como são os casos do Infante D. Henrique e dos Reis D. Sebastião, D. Afonso VI e D. Pedro V – e uma ampliação do Alvará de Doação de Aldeia do Bispo ao fidalgo Martim Afonso de Melo, Conde de S. Lourenço, Senhor de Sagres e um dos homens ligados ao movimento de Restauração da Independência de Portugal face a Espanha, onde El-Rei D. Afonso VI determinou que a referida aldeia fosse feita Vila, com jurisdição própria (26 de Agosto de 1662). Neste espaço, o utente poderá encontrar a tranquilidade e o material de apoio necessário para se dedicar ao estudo das temáticas relacionadas com Vila do Bispo.
A zona de implantação do edifício do Arquivo Municipal dispõe de boas acessibilidades, amplo espaço de estacionamento, onde se incluem 3 lugares para pessoas com deficiência.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação proveniente da actividade desenvolvida pela Administração do Concelho de Vila do Bispo ficando à guarda da Câmara Municipal de Vila do Bispo após a sua extinção.
Portugal, Arquivo Municipal de Vila do Bispo

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Fundo da Administração do Concelho de Vila do Bispo, que dá conta da actividade exercida neste Município, é constituído por documentação em suporte papel, designadamente assuntos relativos a Leis e Regulamentos da Administração, Estabelecimentos de Piedade e Beneficência e Ensino Público, Empregados Públicos do Concelho, Funções Militares, Testamentos e Legados Pios, Serviços Administrativos e Autoridade Policial.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação permanente

Ingressos adicionais

Não existe previsão de ingressos adicionais

Sistema de organização

Sistema hierárquico de organização da informação baseado na descrição arquivística multinível

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo é dotado de uma Sala de leitura e Consulta Pública e o acesso à documentação histórica não está sujeita a restrição, salvo casos de incomunicabilidade por manifesto mau estado da documentação.
Regulamento em: http://www.cm-viladobispo.pt/pt/menu/291/regulamento-do-arquivo-municipal.aspx

Condiçoes de reprodução

Através de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo

Idioma do material